Receita de pão italiano tradicional


Esta receita de pão de centeio 50% - com fermento natural faz uma pão menos denso, tendo o seu miolo mais arejado e com um excelente sabor. Eu uso a alimentação trifásica no fermento para garantir estas características. Com o uso do vapor no começo do cozimento e no final, obtemos um pão muito crocante e aromático.
Na grade central do forno, use uma pedra de cozimento ou uma assadeira virada.
Dia anterior
Fase fresca: massa fermentada nível 1
10 gramas de farinha de centeio
10 gramas de água
10 gramas de fermento iniciador da geladeira de centeio/ou trigo (starter)
(Misture os ingredientes e deixe amadurecer durante 3 horas-32°C - coberto)
Fase básica: massa fermentada nível 2
Atualização do nível 1
100 gramas de farinha de centeio
100 gramas de água (32°C)
(Acrescente a farinha e a água na fase anterior. Misture bem e deixe amadurecer por 6 horas a 28°C)
Fase final - nível 3
200 gramas de fermento do nível 2
100 gramas de farinha de centeio
100 gramas de farinha de trigo
150 gramas de água - 50ºC
Dissolva o starter do nível 2 na água, misture a farinha e cubra. Deixe amadurecer por 5 horas a 26ºC)
Rendimento: 24 taralli
Ingredientes da massa :
Método direto
474 gramas de farinha de trigoO pão de centeio finlandês (no idioma - ruisleipã ) é um símbolo nacional do país com uma história que remonta a milhares de anos e é tradicionalmente feito com fermento natural de centeio, o que lhe confere um sabor azedo e uma longa durabilidade.
A massa do pão é naturalmente rígida, mas graças ao fermento natural e à fibra do centeio, torna-se elástica, porém densa, e cresce lentamente com o poder de leveduras selvagens e bactérias, formando o típico pão de buraco, pão inteiro ou, atualmente, também em pedaços.
A origem do pão de centeio finlandês começou na Síria que foi para a Europa chegando à Finlândia através dos povos germânicos, que rapidamente tornou-se um alimento básico comum devido à sua confiabilidade e durabilidade.
No oeste da Finlândia, grandes quantidades de pão de buraco eram assadas, secas e penduradas no teto, enquanto no leste os pães eram redondos e feitos pães mais macios. Posteriormente, esses pães foram substituídos pelos "pães vuoka" ou até mesmo por pedaços menores em formato de rolo.
O pão de centeio tornou-se o prato nacional da Finlândia no século XX e tem seu próprio dia comemorado em 28 de fevereiro.
O fermento natural é o principal ingrediente do pão de centeio finlandês que, confere ao pão seu sabor azedo e rico, facilitando a digestão e aumentando sua vida útil. O fermento maduro feito exclusivamente com farinha de centeio, proporciona os melhores sabores à estes pães.
Receita de tortas de azeite - Espanha
Ingredientes:

%20Artesanal%20com%20fermento%20natural%20-%20Blog%20Levain%20Brasil.jpg)

Rendimento: 8 – 10 muffins